O que é Wi-Fi 6?

 

A atual norma Wi-Fi 802.11ax – abreviada: Wi-Fi 6 – traz consigo melhorias em velocidade, eficiência e segurança. Sobretudo nos locais com elevada solicitação de rede, a nova geração promete Wi-Fi rápido para um maior número de dispositivos ligados em simultâneo. A velocidade máxima do ponto de vista teórico ascende aos 9,6 Gbps, com um tempo de latência cada vez menor.

Quais as vantagens em relação à norma Wi-Fi 5?

 

O avanço do Wi-Fi 5 (802.11ac) para Wi-Fi 6 (802.11ax) aumenta a velocidade de navegação. Enquanto a antiga norma ac chega rapidamente aos seus limites quando utilizada em simultâneo por muitos clientes, a norma Wi-Fi 6 demonstra ser claramente mais amiga do conceito multitarefa e mais eficiente. Para além disso, a nova norma é mais segura e poupa mais energia.

Já sabia? Com Magic 2 WiFi 6 a potência da nova norma Wi-Fi é distribuída por toda a casa.

Maior eficiência na autoestrada dos dados – com OFDMA

PCs e portáteis necessitam de elevadas velocidades de ponta para downloads. Smartphones, tablets e Smart TVs requerem ligações estáveis para o streaming. E agora ainda se intrometem também os eletrodomésticos a querer enviar constantemente pacotes de dados mais pequenos. Canais Wi-Fi são um bem escasso e querem ser utilizados com eficiência. A antiga tecnologia Wi-Fi entrega estes pacotes de dados de tamanhos diferentes unidade a unidade.

Com Wi-Fi 6 isto muda: a atual norma está totalmente dedicada à eficiência e, graças ao OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access), junta um número máximo possível de pacotes por entrega. O resultado: a videoconferência não fica congelada devido ao download a decorrer em paralelo. E a mensagem do Whatsapp é enviada de imediato mesmo durante a sessão de streaming de Netflix à noite.

Mais funcionalidades e vantagens de Wi-Fi 6

Performance e multitarefa

 


Wi-Fi 6 utiliza bandas de frequências no intervalo de 2,4 a 5 gigahertz, um MIMO multiutilizador melhorado e uma amplitude de modulação superior por pacote de dados (QAM-1024). A banda de 5 GHz funciona agora com uma largura de canal de 160 megahertz.

 

Dito de uma forma clara isto significa: o seu Wi-Fi é mais flexível, rápido e facilita a utilização paralela de aplicações consumidoras de dados, como videoconferências em alta qualidade.

Eficiência energética

 


Wi-Fi 6 permite uma gestão mais inteligente dos fluxos de dados e, através de TWT (Target Wake Time), consegue ainda reduzir consumo de energia dos dispositivos conectados. Estes passam agora para o modo standby, quando não estão a comunicar com o Wi-Fi.

 

Por exemplo, não terá de carregar a bateria do seu smartphone com tanta frequência. E os dispositivos IoT na sua casa, que maioritariamente nem precisam de uma ligação Wi-Fi permanente, trabalham com muito mais eficiência.

Prevenção de conflitos

 


Em ambientes sobrecarregados de Wi-Fi, como blocos de apartamentos, os routers e pontos de acesso podem entrar em conflito. Sinais sobrepostos tornam a transmissão de dados mais lenta e perturbam o Wi-Fi.

 

A norma Wi-Fi 6 aposta em BSS-Coloring e evita assim conflitos com redes vizinhas. Atrasos e interrupções de ligação tornam-se, assim, muito mais raros.

Segurança dos dados

 


Para a codificação da conexão  sem fios, a norma WiFi 6 utiliza o protocolo de segurança WPA3.

 

Esta norma de codificação torna, sobretudo, ataques direcionados a palavras-passe fracas, quase impossíveis e protege os seus dispositivos de rede contra influências externas prejudiciais.

Quais os dispositivos que suportam Wi-Fi 6?


Atualmente, já existem inúmeros  dispositivos que suportam WiFi 6, entre estes figuram smartphones Apple, a partir do modelo iPhone 11 e telemóveis Samsung a partir do Galaxy S10. Marcas como Huawei, OnePlus, Motorola e outras também já têm a norma ax instalada.

 

A PlayStation 5 é a primeira consola doméstica com Wi-Fi 6. A Intel utiliza a norma desde os processadores de computador da 9.ª geração. Diversos fabricantes conhecidos de portáteis, como Asus, Dell e HP, também já suportam Wi-Fi 6. Muitos portáteis e PCs podem, se necessário, também ser simplesmente  readaptados com a norma AX.

Wi-Fi 6 e retrocompatibilidade

 


Ainda utiliza muitos terminais que funcionam com Wi-Fi 4 ou 5? Não há problema, a norma Wi-Fi 6 disponibiliza uma vasta (retro)compatibilidade. Já pode atualizar o seu Wi-Fi e simplesmente continuar a utilizar os seus smartphones, consolas e dispositivos IoT.

 

Apesar de isto não lhe permitir beneficiar da vantagem do aumento da velocidade de Wi-Fi 6 na transmissão de dados, os dispositivos mais antigos podem ainda assim usufruir de funções como TWT (Target Wake Time) e WPA3. Assim, mesmo agora o Wi-Fi 6 torna a sua rede doméstica mais eficiente, mais económica em termos energéticos e mais segura.

Lista de verificação: as vantagens de Wi-Fi 6 resumidas

 

  • Maior velocidade Wi-Fi de até 9,6 Gbps
     
  • Rede estável – mesmo com muitos dispositivos ativos em simultâneo
     
  • Eficiência muito superior graças a OFDMA, MU-MIMO etc.
     
  • Maior duração da carga da bateria dos dispositivos em rede
     
  • Maior segurança devido à norma de codificação WPA3

A mais recente novidade: o primeiro adaptador Powerline com Wi-Fi 6

 

  • 50 por cento mais performance Wi-Fi do que qualquer adaptador Powerline WiFi 5: até 1800 Mbps! A nova tecnologia do Magic 2 WiFi 6 fornece aos seus dispositivos móveis um sinal Wi-Fi particularmente forte.
  • Extra forte para muitos utilizadores: Wi-Fi para todos, em simultâneo e em toda a casa, graças a um aproveitamento eficaz da banda de frequências.
  • Utilização flexível dos canais e aumento da eficiência através do OFDMA.
  • Ligação em rede sempre perfeita através das tecnologias Airtime Fairness, AP-Steering, Fast Roaming e Band Steering.
  • Conjunto de adaptadores para a construção da sua rede Magic Powerline com dois adaptadores (LAN e Wi-Fi).