Informações de imprensa

Empresa / 23.06.2014

Tecnologia devolo dLAN® permite aos utilizadores portugueses tirarem o máximo partido da banda larga

devolo

Dados relativos às redes domésticas equipadas com adaptadores devolo dLAN® demonstra que os utilizadores estão a tirar o máximo partido da largura de banda oferecida pelos ISPs portugueses.

Dados recolhidos de forma anónima e confidencial

A devolo acaba de revelar dados estatísticos relativos à utilização dos seus adaptadores powerline no mercado português que confirmam que esta é a solução mais indicada para redes locais de forma a que os utilizadores possam tirar o máximo partido da largura de banda oferecida pelos principais ISPs, nomeadamente nos pacotes com 100 e 120 Mbps de velocidade de acesso à Internet.

A devolo obtém estes dados através da aplicação opcional Devolo Cockpit que os utilizadores podem usar para melhor visualizar e configurar as suas redes locais. Durante o processo de instalação, o utilizador tem a possibilidade de permitir ou não que este utilitário envie para a devolo, de forma anónima e confidencial, os dados da sua rede. A informação transmitida inclui apenas o número e tipo de adaptadores instalados bem com a sua velocidade de funcionamento - a qual varia consoante as condições da instalação de cada rede.

A toda a velocidade

Dados recolhidos entre 1 de Maio de 2013 e 30 de Abril de 2014 demonstram que os adaptadores devolo dLAN® instalados em Portugal oferecem uma elevada velocidade média. No caso da comunicação entre os mais antigos adaptadores devolo dLAN® de 200 Mbps, os números obtidos a partir de 1.581 instalações indicam uma velocidade física média entre adaptadores de 113,06 Mbps.

No caso dos adaptadores dLAN® de 500 Mbps (dados obtidos a partir de 1.174 instalações), a velocidade média da interface física passa para 168,82 Mbps. Durante o período em análise não houve ainda uma amostra estatisticamente relevante sobre o desempenho dos novos adaptadores 650+.

Uma rede, vários adaptadores

Outro dado interessante recolhido nos lares portugueses diz respeito ao número de adaptadores instalados. Como seria de esperar, a maioria das instalações consiste em dois adaptadores (o número mínimo, uma vez que um deles tem de estar ligado ao router). No caso das redes de 200 Mbps, 32% das redes tem 3 ou mais adaptadores instalados e 11% tem 4 ou mais; já nos lares que usam adaptadores de 500 Mbps, os números são semelhantes: 30% tem três ou mais adaptadores e 10% usa quatro dispositivos ou mais. Em ambos os casos, o máximo número de adaptadores reportado numa só rede foi de sete.Powerline em três condutores

A nova geração devolo Powerline utiliza uma tecnologia patenteada chamada Range+ na qual o adaptador testa a qualidade de transmissão não apenas dos condutores normais da instalação elétrica (fase e neutro) mas também o condutor de terra, e utiliza dois dos três condutores que encontrar com menor nível de ruído e que, como tal, permitam maior velocidade.Além da superior largura de banda oferecida, estes adaptadores da devolo podem ser também usados para transmitir dados em distâncias superiores aos dispositivos convencionais - até um máximo de 300 metros.