Empresa / 30.11.2010

IEEE 1901 adoptado hoje como standard oficial da tecnologia powerline - Devolo prepara lançamento dos primeiros adaptadores dLAN de 500 Mbps de acordo com a norma IEEE 1901

Aachen, Alemanha, 30 de Novembro de 2010 — Na sua qualidade de centro internacional de normalização técnica, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) anunciou hoje a norma IEEE 1901 para a tecnologia powerline, de comunicação de dados através da rede eléctrica doméstica.

A devolo, empresa líder na produção de soluções powerline, contribuiu activamente para o desenvolvimento e definição do novo standard, que considera ser um passo importante para o crescimento sustentável do mercado mundial de soluções powerline.A empresa alemã anunciou também hoje que a sua nova família de adaptadores powerline dLAN de 500 Mbps, que será lançada no início de 2011, será já compatível com a nova norma IEEE 1901.Todos os produtos devolo concebidos de acordo com a nova norma serão naturalmente retro-compatíveis com a actual linha de dispositivos dLAN de 200 Mbps.

À prova de futuro

A definição de normas à prova de futuro é um dos factores mais importantes no desenvolvimento tecnológico. Para garantir o futuro da tecnologia powerline, a devolo colaborou activamente na definição da nova normal powerline IEEE 1910, na sua qualidade de membro do IEEE, organização internacional a quem coube nos últimos anos a definição de importantes normas técnicas usadas em informática e electrónica de consumo.A norma IEEE 1901 define a comunicação de dados através da rede eléctrica doméstica e, enquanto nova norma de alta velocidade, abre a porta para débitos ainda mais elevados – 2,5 vezes face à maioria dos dispositivos powerline usados actualmente, ou seja, até 500 Mbps. Uma largura de banda suficiente para, por exemplo, a transmissão de até quatro streams de vídeo de alta definição em simultâneo.A nova norma é essencial para a transmissão de dados dentro de habituações servidas por infra-estruturas de telecomunicações de nova geração, nomeadamente ligações VDSL (Very-high-bitrate DSL) e FTTH (Fibre To The Home). Além da vantagem do suporte de transmissões de dados de alta velocidade, os novos adaptadores devolo dLAN de 500 Mbps IEEE 1901 oferecem também total retro-compatibilidade com os actuais dispositivos powerline devolo dLAN de 200 Mbps.Os alicerces para a criação da norma IEEE 1901 foram criados em 2009 na conferência da IEEE realizada em Tóquio. Desde então, a norma tem sido activamente optimizada e melhorada pelos membros do grupo de trabalho, o qual incluiu a devolo. Além da definição da próxima geração de adaptadores powerline, a norma IEEE 1901 estabelece também a plataforma técnica necessária para o desenvolvimento da tecnologia nos próximos anos.Desenhada como uma norma internacional e uniforme, a norma IEEE 1901 também providencia as regras necessárias à interoperabilidade entre adaptadores de diferentes fabricantes. Normas futuras, como é o caso do HomePlug AV2, estão já a ser desenvolvidas de acordo com os princípios estabelecidos pela norma IEEE 1901.

“A norma IEEE 1901 é um grande e importante passo em frente para o mercado powerline”, referiu a propósito Nicolai Kollock, country manager da devolo Portugal, que acrescenta que “esta nova geração de adaptadores irá permitir aos nossos clientes tirar todo o partido das suas redes domésticas, nomeadamente nos casos em que possuam serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via cabo e fibra óptica, com largura de banda da ordem dos 100 Mbps e até superiores”. No caso específico do marcado português, refere Nicolai Kollock, “isto é especialmente interessante para a nossa enorme base instalada de clientes com IPTV e acessos à Internet de alta velocidade, como é o caso dos serviços da Clix, Vodafone, MEO e ZON”.

Pode consultar o press-release oficial da IEEE 1901 em: standards.ieee.org/news/2010/comfede.html. Fotos de alta resolução dos novos adaptadores powerline devolo de 500 MBps IEEE 1901: aempress.smugmug.com/Devolo/500-Mbps/