Informações de imprensa

Clientes privados / 03.06.2014

Até que ponto é difícil configurar o Wi-Fi? Um novo estudo da GfK examina a configuração das redes sem fios

devolo
Smartphones, tablets, notebook - cada vez mais dispositivos em casa requerem uma ligação Wi-Fi estável que possa ser usada em todo o lado. No entanto, configurar uma rede doméstica sem fios é muitas vezes algo que está longe ser simples. Num estudo realizado pela empresa GfK na Alemanha, mais de 56% dos inquiridos responderam que não acharam fácil a instalação da sua rede Wi-Fi. Mais de metade disseram mesmo ter necessitado da ajuda de outra pessoa. Os adaptadores Wi-Fi da devolo acabam com estes problemas, ao tornarem a configuração da sua rede sem fios muito mais simples e normalizada. Pela primeira vez, a função de clonagem dos adaptadores dLAN® 500 WiFi e dLAN® 500 AV Wireless+ torna possível expandir a rede doméstica de forma segura premindo simplesmente um botão - mesmo para pessoas com pouca ou nenhuma experiência em redes domésticas. Nunca como agora foi possível ter Wi-Fi em todas as divisões de forma tão fácil, rápida e segura.

Um estudo recente da GfK mostra que configurar o Wi-Fi é muito complicado

Um inquérito recente da empresa de estudos e análise de mercado GfK, mostra claramente que, para a maioria dos consumidores alemães, a configuração de ligações Wi-Fi é demasiado complicada. Um total de 56,4% dos inquiridos considerou que a configuração da sua rede doméstica não foi fácil. Mais de metade destes disseram mesmo ter recorrido à ajuda de alguém com mais conhecimentos. Um total de 31,2% considerou “muito difícil” a configuração da ligação Wi-Fi.Mesmo depois da rede doméstica estar instalada - quer com ou sem ajuda de terceiros - a sua configuração parece trazer dores de cabeça a muitos utilizadores: por um lado, o Wi-Fi deve ser rápido e seguro mas, por outro, deve também estar acessível em qualquer divisão da casa.

A devolo oferece a forma mais imples e eficaz de estender o seu Wi-Fi

Os adaptadores dLAN® 500 WiFi e dLAN® 500 AV Wireless+ Wi-Fi oferecem uma rede doméstica sem fios rápida, segura e estável em qualquer divisão da sua casa. Devolo, o especialista alemão em networking, simplificou ambos os seus modelos wireless com a nova funcionalidade Wi-Fi Clone. Através dela, é possível transferir de forma segura os parâmetros de acesso e segurança de qualquer router - nome da rede (SSID) e password de proteção - para os pontos de acesso Wi-Fi da devolo através do simples pressionar de um botão: não é necessário fazer qualquer tipo de configuração complicada.

Este método disponibiliza uma ligação Wi-Fi da mais alta qualidade em qualquer divisão. Os adaptadores devolo WiFi integram-se de forma otimizada com o router da rede doméstica. Os dispositivos terminais apenas “vêm” uma rede e, por isso, não é preciso estar constantemente a introduzir novos parâmetros de acesso sempre que se deixa de estar ao alcance de um ponto de acesso e se passa para outro.O resultado? Uma solução ideal para navegar sem stress com o smartphone, tablet ou notebook em qualquer divisão da casa.

Desempenho mais elevado do que com repetidores WiFi convencionais

Em vez de usar um router central para cobrir todas as divisões com acesso sem fios, como numa instalação Wi-Fi tradicional, a devolo oferece uma solução de pontos de acesso distribuídos. Estes pontos de acesso interagem com o router Wi-Fi para formar uma grande rede Wi-Fi partilhada. Os dispositivos móveis procuram o ponto de acesso mais forte, pelo que terão sempre a ligação perfeita.Por sua vez, os pontos de acesso sem fios ligam-se à Internet utilizando a tecnologia Powerline, que cria uma rede de dados através da instalação elétrica doméstica. A transmissão Powerline não é afetada por paredes espessas ou tetos com “placas” reforçadas de betão armado, pelo que cada um dos pontos de acesso utiliza a ligação à Internet à sua velocidade máxima - precisamente o oposto do que acontece com os repetidores Wi-Fi convencionais, que se limitam a amplificar um sinal Wi-Fi já de si enfraquecido.

Wi-Fi facilmente acessível em todas as divisões

A configuração de uma extensão segura da rede Wi-Fi nunca foi tão fácil. Na verdade, nem sequer é preciso usar um computador para usar a função Wi-Fi Clone da devolo. A configuração pode ser iniciada premindo um botão e não requer quaisquer conhecimentos especializados. O primeiro passo envolve a simples ligação a uma tomada de um adaptador Wi-Fi, como o dLAN® 500 WiFi, perto do router. Pressionando o botão de encriptação do adaptador e o botão "WPS" do router, o adaptador dLAN® irá clonar toda a configuração de segurança do router, incluindo o nome da rede. Uma vez concluído este passo, só tem de colocar o adaptador dLAN® 500 WiFi onde quer que pretenda ter um ponto de acesso sem fios - pode ser no extremo oposto da sua casa, noutro piso, na varanda… Caso pretenda adicionar mais adaptadores Wi-Fi mais tarde, basta ligá-los a uma tomada de corrente para que eles assumam automaticamente a configuração que já criou.

Novas funcionalidades para os adaptadores devolo Wi-Fi

Além da função Wi-Fi Clone, a devolo integrou novas funcionalidades e melhorias nos seus adaptadores Wi-Fi. Ambos os modelos possuem controlo de acesso avançado, que oferece aos utilizadores a capacidade de definir horas de funcionamento para a função de acesso Wi-Fi e que podem ser definidas para cada um dos adaptadores individualmente ou para todos os adaptadores dLAN® WiFi, em simultâneo.

Os possuidores de adaptadores dLAN® 500 WiFi ou dLAN® 500 AV Wireless+ podem aceder às novas funcionalidades instalando simplesmente o novo firmware (v3.0.0) disponibilizado pela devolo. A forma mais fácil de realizar esta atualização é através do software gratuito devolo Cockpit, disponível para Windows, Mac OS X e Linux (Ubuntu), ou fazendo o download do ficheiro de atualização diretamente a partir de www.devolo.pt. O software devolo Cockpit pode ser obtido a partir de www.devolo.pt/cockpit.